Lendo para ensinar, ensinando para ler...

Depois de mostrarmos como se deu nossa relação com as letras, deixamos agora algumas sugestões de trabalho com a leitura e produção de texto.
Hoje, como professores formados e formadores, queremos compartilhar com vocês essas possibilidades que acreditamos serem interessantes e enriquecedoras para todos os lados do processo ensino-aprendizagem.
Divirta-se!

ALEXANDRA CRISTINA PINTO
 
 
ALESSANDRA MITIE SATO BRASIL
 


ADRIANA DE PAULA MORAES

 

AMILTON BANDEIRA REIS


Situação de Aprendizagem: Texto Avestruz de Mario Prata


Durante o encontro presencial deste curso, eu e meu grupo trabalhamos o texto Avestruz de Mário Prata, apresento aqui a sequência didática que nós desenvolvemos em relação a esta crônica.

Foco_ Leitura
Texto: Avestruz
Objetivo: Desenvolver o hábito da leitura, criar hipóteses de sentido a partir de informações dadas pelo texto, selecionar idéias e organizá-las para a produção oral e escrita.

Estratégias de Desenvolvimento

Antes:
Ativação de conhecimento de mundo, antecipação, checagem de hipóteses.
- Levantamento de conhecimento de mundo.
- Expectativa em relação ao autor e ao tema do texto.
1º passo- Apresentar do título e verificar o que o aluno sabe em relação ao mesmo.
Quem conhece ou já viu um Avestruz? Como ele é? Onde vive?

Durante:
Leitura compartilhada na íntegra.
Após a leitura instigar o conhecimento do aluno em cada parágrafo:
1º parágrafo- Quem é o narrador? O que é Floripa? Onde fica?
2º parágrafo- Todos concordam com a visão do narrador em relação ao avestruz? Vocês sabem o que significa a sigla TPM e menopausa?
7° parágrafo ao final-Vocês acham que é viável trocar um avestruz por gaivotas ou urubus? Do que o avestruz se alimenta? Por que vocês acham que o narrador aconselhou a amiga a levar seu filho num psicólogo? O que você entendeu da história?

Depois:
- Trocar impressões a respeito do texto.
-Procurar no dicionário palavras desconhecidas.
-Avaliação crítica do texto ( o que achou da história e por que).

-Por fim, apresentar  por grupos uma dramatização do texto, com uma continuação modificando assim o seu final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário